CRISTO É RELEVANTE... E A IGREJA TAMBÉM


A igreja é relevante porque ela nada faz senão por Cristo. A remissão dos pecados (isto é, a salvação) é uma obra de Cristo. O dom do Espírito Santo é o cumprimento de uma promessa de Cristo. O batismo é o símbolo da obediência do cristão a Cristo. A igreja não pode se esquecer de onde veio (de Cristo) nem para onde vai (para Cristo). Está na igreja quem foi chamado por Deus por meio de Cristo e respondeu afirmativamente ao Seu convite, sim, porque Ele chama a todos, mas são poucos os que dizem “sim”.

A igreja não pode esquecer a sua origem sobrenatural, porque foi fundada sobre a fé em Cristo. Ela pode e deve usar métodos próprios de sua época, mas a época e seus métodos passarão e ela ficará. A igreja é tão sobrenatural que o Espírito Santo a equipa com dons para a sua edificação espiritual. Esses dons são para serem usados nos vários ministérios que o próprio Espírito inspira. Os dons são muitos e mais amplos ainda os ministérios possíveis. Por isto, o mínimo que um cristão deve fazer é se comprometer a participar prazerosamente de, pelo menos, um ministério na sua igreja. 

O reconhecimento e a aplicação dos dons concorrem para o crescimento da igreja. Um cristão que reconhece seus dons e os aplica crescerá, pois encontrará propósito na vida. Noutras palavras, a igreja será relevante para um cristão na medida em que esse cristão for relevante para ela. 

Cristo é relevante, isso é óbvio. Mas a igreja, fundada e mantida por Ele, também é. Nada se compara com a igreja. Qualquer outra instituição, por mais bem intencionada que seja e por mais que promova o bem comum, está (e sempre estará) abaixo da igreja: a santa noiva do Cordeiro, que é o próprio Cristo.

Elildes Junio Macharete Fonseca

Pequeno Grupo – 18 a 24 de Dezembro de 2011

CRISTO É RELEVANTE... E A IGREJA TAMBÉM

PONTOS A PONDERAR 

* A igreja é relevante porque ela nada faz senão por Cristo. A remissão dos pecados (isto é, a salvação) é uma obra de Cristo. O dom do Espírito Santo é o cumprimento de uma promessa de Cristo. O batismo é o símbolo da obediência do cristão a Cristo. A igreja não pode se esquecer de onde veio (de Cristo) nem para onde vai (para Cristo). Está na igreja quem foi chamado por Deus por meio de Cristo e respondeu afirmativamente ao Seu convite, sim, porque Ele chama a todos, mas são poucos os que dizem “sim”.
* A igreja não pode esquecer a sua origem sobrenatural, porque foi fundada sobre a fé em Cristo. Ela pode e deve usar métodos próprios de sua época, mas a época e seus métodos passarão e ela ficará. A igreja é tão sobrenatural que o Espírito Santo a equipa com dons para a sua edificação espiritual. Esses dons são para serem usados nos vários ministérios que o próprio Espírito inspira. Os dons são muitos e mais amplos ainda os ministérios possíveis. Por isto, o mínimo que um cristão deve fazer é se comprometer a participar prazerosamente de, pelo menos, um ministério na sua igreja. 

PARA REFLETIR 

* O reconhecimento e a aplicação dos dons concorrem para o crescimento da igreja. Um cristão que reconhece seus dons e os aplica crescerá, pois encontrará propósito na vida. Noutras palavras, a igreja será relevante para um cristão na medida em que esse cristão for relevante para ela.
* Cristo é relevante, isso é óbvio. Mas a igreja, fundada e mantida por Ele, também é. Nada se compara com a igreja. Qualquer outra instituição, por mais bem intencionada que seja e por mais que promova o bem comum, está (e sempre estará) abaixo da igreja: a santa noiva do Cordeiro, que é o próprio Cristo.

Pequeno Grupo – 11 a 17 de Dezembro de 2011

REFLEXÕES SOBRE O “DIA DA BÍBLIA” 




PONTOS A PONDERAR

* UM POUCO DE HISTÓRIA. Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

* A palavra Bíblia significa “livros” (do original em grego, língua em que foi escrito o Novo Testamento). O plural justifica-se, já que a Bíblia não é um livro somente, mas uma biblioteca composta de 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo. Nesses 66 livros, notamos a atuação (inspirada por Deus) de 40 pessoas de diversas vocações. O trabalho de todos levou uns 1.600 anos – desde 1.500 antes de Jesus Cristo, quando Moisés começou a escrever (Êxodo 17.14), até 97 d.C., quando o apóstolo João escreveu na Ásia Menor. Mesmo diante de tantos escritores, há na Bíblia um só plano, que de fato mostra que havia um só autor divino, guiando os humanos.





PARA REFLETIR

* Mesmo sendo a Bíblia um livro essencial à vida cristã, não a adoramos nem idolatramos, pois só o seu Autor é digno de adoração. É importante frisar isso, porque há pessoas (bem intencionadas, creio, mas mal informadas) que acham que deixando a Bíblia aberta em determinado lugar da casa ficarão livres de males. A Bíblia, enquanto livro, não resolve o problema de ninguém. Jesus deixou claro que a sua Palavra faz diferença para aquele que ouve e pratica (Mateus 7.24).

* A forma mais coerente de demonstrar ao Senhor que amamos a sua Palavra é assumir o compromisso de leitura diária e aplicação à vida.

* Como está o seu relacionamento com a Palavra de Deus?

Pequeno Grupo – 04 a 10 de Dezembro de 2011


UMA IGREJA RELEVANTE PORQUE CRISTO É RELEVANTE




PONTOS A PONDERAR


* A igreja é relevante na medida em que Cristo é relevante para os seus membros. É o que se aprende ao olhar para o exemplo da igreja dos apóstolos (Ler Atos 2.37-47).

* A exclusividade de Cristo como salvador é prova incontestável da sua relevância. Atos 2 convida a todos ao arrependimento (v.38), o primeiro passo para a salvação. Aquela era uma comunidade que tinha uma lembrança vívida da sua salvação por Jesus. Era uma igreja que vivia porque era salva e vivia para salvar.

* É possível se emocionar com a família, se encantar com a escola, se envolver com o trabalho, se alegrar com os amigos, mas só Jesus Cristo salva, permitindo um relacionamento saudável com a família, uma avaliação criteriosa da educação, uma valorização adequada do trabalho e uma vivência madura das amizades.

* Jesus supre as necessidades. A família supre as necessidades, mas pode abandonar. A escola supre as necessidades de aprendizagem, mas não tem nenhum compromisso com o aluno; ele é que tem com ela. O trabalho supre a necessidade de recursos e até mesmo a necessidade de sentir-se útil, mas a relação será sempre de interesses, dele para com o trabalhador e vice-versa. Os amigos suprem as necessidades de sentir-se parte do mundo, tendo apoio, diversão, mas os amigos, que tão bem fazem, são a fonte das principais decepções. Só há uma Pessoa que nunca abandona, por não ter com ninguém uma relação movida a interesses, e esta Pessoa é Jesus Cristo.






PARA REFLETIR


* Uma igreja que se propõe relevante tem de ser composta de pessoas salvas por Jesus, que tenham consciência dessa salvação e que vivam como salvas.

* O Cristo da igreja apostólica é o mesmo da igreja de hoje, como continuará sendo o mesmo para a igreja de amanhã. Em todas as épocas, se acontecer de uma igreja se afastar de Cristo, sua relevância só será recuperada quando do seu retorno à proximidade com o Ressuscitado. Fora de Cristo não há salvação, nem relevância.

Mais Lidas