Inscrição


Faça sua inscrição para o III Congresso da Caravana do Arrependimento. Clique na imagem para fazer sua inscrição!



 Faça sua inscrição para o III Acampadentro PIB Cabo Frio. Clique na imagem para fazer sua inscrição!



Os eventos ocorreram na Primeira Igreja Batista em Cabo Frio.
End: Rua Sergipe, 14, Vila Nova - Cabo Frio - RJ
Cep: 28907-330
Tel: (22) 2643-6308

E-mail para contato: inter-jov.cf@hotmail.com / pibcabofrio@yahoo.com.br

UMA IGREJA BEM PREPARADA CAUSA MAIS IMPACTO


A igreja cristã herdou da sinagoga a sua liturgia, centrada no ensino das Escrituras. O ministério de ensino era a razão de ser das sinagogas, tanto que Paulo ia às sinagogas para ensinar (Atos 13.14, 14.1, 17.1, 18.4, entre outros).


Ensinar é ação vital no cumprimento da missão da igreja. Mas, que ensino é esse e como deve ser vivenciado? Na igreja, diferentemente do ambiente secular, o ensino deve ser uma realidade ministerial.

O ex-presidente FHC, em entrevista à revista Veja, nas páginas amarelas, declarou que ele, como professor, apenas dava aulas. Não se importava com a vida do aluno fora da classe. Isto era problema do aluno. Um professor secular pode pensar e agir assim. Um mestre na igreja do Senhor é diferente, justamente por exercer o ensino como ministério.


A Grande Comissão (Mateus 28.19-20) tem como conteúdo o ensino. Romanos 12.7 trata do dom de ensino. Paulo, em Efésios 4.11-16, orientou a igreja que para a sua maturidade o ensino cristão era essencial. Noutras palavras, não teremos igrejas preparadas para impactar a outros sem um ensino consistente. Encher templos com programas e festas especiais é fácil, mas não é suficiente para formar num servo o caráter de Cristo.


Igreja não é comunidade de passagem, à semelhança das estações rodoviárias. Igreja é família espiritual, comunidade de fé, com laços firmados e relacionamentos estáveis.


O ministério de ensino na igreja não é para formar crentes dependentes, manipulados, e sim crentes maduros, que saibam viver e testemunhar a fé em Cristo, principalmente sem a presença do mestre.


É por isso que a nossa igreja valoriza o ensino cristão, através da Escola Bíblica Dominical, dos Pequenos Grupos, do púlpito etc. Temos por alvo ser uma igreja impactante, mas estamos conscientes que de esse impacto será cada vez mais forte e permanente à medida que cada membro estiver bem preparado.


Elildes Junio Macharete Fonseca

Pequeno Grupo – 22 a 28 de Janeiro de 2012


UMA IGREJA BEM PREPARADA CAUSA MAIS IMPACTO 



PONTOS A PONDERAR 

  • A igreja cristã herdou da sinagoga a sua liturgia, centrada no ensino das Escrituras. O ministério de ensino era a razão de ser das sinagogas, tanto que Paulo ia às sinagogas para ensinar (Atos 13.14, 14.1, 17.1, 18.4, entre outros). 

  • Ensinar é ação vital no cumprimento da missão da igreja. Mas, que ensino é esse e como deve ser vivenciado? Na igreja, diferentemente do ambiente secular, o ensino deve ser uma realidade ministerial. 

  • O ex-presidente FHC, em entrevista à revista Veja, nas páginas amarelas, declarou que ele, como professor, apenas dava aulas. Não se importava com a vida do aluno fora da classe. Isto era problema do aluno. Um professor secular pode pensar e agir assim. Um mestre na igreja do Senhor é diferente, justamente por exercer o ensino como ministério. 

  • A Grande Comissão (Mateus 28.19-20) tem como conteúdo o ensino. Romanos 12.7 trata do dom de ensino. Paulo, em Efésios 4.11-16, orientou a igreja que para a sua maturidade o ensino cristão era essencial. Noutras palavras, não teremos igrejas preparadas para impactar a outros sem um ensino consistente. Encher templos com programas e festas especiais é fácil, mas não é suficiente para formar num servo o caráter de Cristo. 

PARA REFLETIR 

  • Igreja não é comunidade de passagem, à semelhança das estações rodoviárias. Igreja é família espiritual, comunidade de fé, com laços firmados e relacionamentos estáveis. 

  • O ministério de ensino na igreja não é para formar crentes dependentes, manipulados, e sim crentes maduros, que saibam viver e testemunhar a fé em Cristo, principalmente sem a presença do mestre. 

  • É por isso que a nossa igreja valoriza o ensino cristão, através da Escola Bíblica Dominical, dos Pequenos Grupos, do púlpito etc. Temos por alvo ser uma igreja impactante, mas estamos conscientes que de esse impacto será cada vez mais forte e permanente à medida que cada membro estiver bem preparado.

CRISTO, FUNDAMENTO DA IGREJA

Uma igreja impactante é aquela fundamentada em Cristo. O registro bíblico já disciplina que “ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (1 Coríntios 3.11). 

Isso quer dizer que fora de Cristo a igreja pode até fazer barulho, mas não causará impacto. Outro fundamento deixará a igreja vulnerável e fará dela um ajuntamento qualquer. Só Cristo é tema inabalável. 

O Hinário Para o Culto Cristão (HCC) trouxe para o canto congregacional o belíssimo hino “Da Igreja o Fundamento” (504). A letra, escrita em 1866, por Samuel John Stone, somada à melodia de Samuel Wesley, sintetizou muito bem essa verdade bíblica: “Da igreja o fundamento é Cristo, o Salvador, em seu poder descansa, é forte em seu amor. Pois nele alicerçada segura e firme está e sobre a Rocha eterna jamais se abalará”. 

Interessante que o Rev. Stone escreveu esse hino porque sentiu que as suas ovelhas repetiam o Credo Apostólico (resumo dos ensinos do Novo Testamento) sem realmente sentirem o sentido das palavras. Baseado no artigo 9 do Credo, que diz “Cristo é a cabeça do corpo da igreja”, o pastor ensinou à sua comunidade o valor da igreja, que vai muito além de palavras humanas, porque fora fundada pela Palavra divina. 

Como corpo vivo e influente de Cristo, nós, Primeira Igreja Batista em Cabo Frio, temos o dever de impactar as pessoas. Não as impactaremos apenas no discurso. De “blá, blá, blá” todos nós já estamos fartos. Não “cai bem” a falação religiosa vazia de sentido. 

Somando fileiras à linha de raciocínio de Stone, impactaremos quando, fundamentados exclusivamente em Cristo, deixarmos de tão somente repetir as nossas preciosas crenças e passarmos a vivê-las.



Elildes Junio Macharete Fonseca

Pequeno Grupo – 08 a 14 de Janeiro de 2012

CRISTO, FUNDAMENTO DA IGREJA





PONTOS A PONDERAR


* Uma igreja impactante é aquela fundamentada em Cristo. O registro bíblico já disciplina que “ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (1 Coríntios 3.11).
* Isso quer dizer que fora de Cristo a igreja pode até fazer barulho, mas não causará impacto. Outro fundamento deixará a igreja vulnerável e fará dela um ajuntamento qualquer. Só Cristo é tema inabalável.
* O Hinário Para o Culto Cristão (HCC) trouxe para o canto congregacional o belíssimo hino “Da Igreja o Fundamento” (504). A letra, escrita em 1866, por Samuel John Stone, somada à melodia de Samuel Wesley, sintetizou muito bem essa verdade bíblica: “Da igreja o fundamento é Cristo, o Salvador, em seu poder descansa, é forte em seu amor. Pois nele alicerçada segura e firme está e sobre a Rocha eterna jamais se abalará”.
* Interessante que o Rev. Stone escreveu esse hino porque sentiu que as suas ovelhas repetiam o Credo Apostólico (resumo dos ensinos do Novo Testamento) sem realmente sentirem o sentido das palavras. Baseado no artigo 9 do Credo, que diz “Cristo é a cabeça do corpo da igreja”, o pastor ensinou à sua comunidade o valor da igreja, que vai muito além de palavras humanas, porque fora fundada pela Palavra divina. 






PARA REFLETIR



* Como corpo vivo e influente de Cristo, nós, Primeira Igreja Batista em Cabo Frio, temos o dever de impactar as pessoas. Não as impactaremos apenas no discurso. De “blá, blá, blá” todos nós já estamos fartos. Não “cai bem” a falação religiosa vazia de sentido.
* Somando fileiras à linha de raciocínio de Stone, impactaremos quando, fundamentados exclusivamente em Cristo, deixarmos de tão somente repetir as nossas preciosas crenças e passarmos a vivê-las.

UMA IGREJA IMPACTANTE

A visão de Jesus para sua igreja é que ele seja impactante no mundo. Trata-se de uma determinação do Senhor Jesus, que diz “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (Atos 1.8), o que foi muito bem assimilado por muitos irmãos da igreja primitiva que impactaram sua época, conforme registrado em Atos 17.6: “E, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui”.
Na visão de Jesus, a carência espiritual do mundo é o campo de ação da igreja. O mundo precisa ouvir e ver na igreja a possibilidade pessoal de mudança, mesmo que a frouxidão da moral e da ética (aliás, onde estão a moral e a ética nesse país?) do Estado e das Instituições, em geral, provoque desânimo pela exacerbada desfaçatez das lideranças corruptas e mentirosas comprometidas com o pecado (para alguns, simplesmente, praticantes de “malfeitos”).
Satanás é tão astuto na condução do pecado, a ponto da Sociedade, em geral, manifestar sua revolta contra os “malfeitos” dos Três Poderes da República, sem ter a percepção de que essa prática é reflexo do que já está implantado na cultura do povo (em geral) que corrompe e se deixa corromper nas questões menores, mas não de menor valor moral e espiritual (alguém desconhece?).
O Brasil de nossos dias projeta um filme semelhante ao assistido pelo profeta Habacuque (1.2-4) há 2600 anos, que o levou a argumentar: “Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás? Por que razão me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio. Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida”.
Só a igreja de Cristo tem o poder e a autoridade concedidos por Jesus para mostrar ao Brasil que dá para viver sem os “malfeitos”, desde que Jesus Cristo seja a referência para a norma de conduta ética e moral de todos.
A igreja precisa impactar mais no ano de 2012 do que impactou no ano de 2011. Necessita estar no campo de batalha submissa a Deus, confiante no poder do Espírito Santo, corajosa e ousadamente proclamando, pelo testemunho vivo e eficaz, que só há esperança em Cristo Jesus.
Lembre-se de que você é a igreja que Deus tem para impactar o mundo de seus dias. Ore muito por isso e renove seus votos de fidelidade e dedicação à obra missionária neste novo ano que se inicia.
Pr. Roberto da Silva Carvalho

Pequeno Grupo – 01 a 07 de Janeiro de 2012

UMA IGREJA IMPACTANTE

PONTOS A PONDERAR
  • A visão de Jesus para sua igreja é que ele seja impactante no mundo. Trata-se de uma determinação do Senhor Jesus, que diz “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (Atos 1.8), o que foi muito bem assimilado por muitos irmãos da igreja primitiva que impactaram sua época, conforme registrado em Atos 17.6: “E, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui”.
  • Na visão de Jesus, a carência espiritual do mundo é o campo de ação da igreja. O mundo precisa ouvir e ver na igreja a possibilidade pessoal de mudança, mesmo que a frouxidão da moral e da ética (aliás, onde estão a moral e a ética nesse país?) do Estado e das Instituições, em geral, provoque desânimo pela exacerbada desfaçatez das lideranças corruptas e mentirosas comprometidas com o pecado (para alguns, simplesmente, praticantes de “malfeitos”).
  • Satanás é tão astuto na condução do pecado, a ponto da Sociedade, em geral, manifestar sua revolta contra os “malfeitos” dos Três Poderes da República, sem ter a percepção de que essa prática é reflexo do que já está implantado na cultura do povo (em geral) que corrompe e se deixa corromper nas questões menores, mas não de menor valor moral e espiritual (alguém desconhece?).
PARA REFLETIR
  • O Brasil de nossos dias projeta um filme semelhante ao assistido pelo profeta Habacuque (1.2-4) há 2600 anos, que o levou a argumentar: “Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás? Por que razão me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio. Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida”.
  • Só a igreja de Cristo tem o poder e a autoridade concedidos por Jesus para mostrar ao Brasil que dá para viver sem os “malfeitos”, desde que Jesus Cristo seja a referência para a norma de conduta ética e moral de todos.
  • A igreja precisa impactar mais no ano de 2012 do que impactou no ano de 2011. Necessita estar no campo de batalha submissa a Deus, confiante no poder do Espírito Santo, corajosa e ousadamente proclamando, pelo testemunho vivo e eficaz, que só há esperança em Cristo Jesus.
  • Lembre-se de que você é a igreja que Deus tem para impactar o mundo de seus dias. Ore muito por isso e renove seus votos de fidelidade e dedicação à obra missionária neste novo ano que se inicia.

Mais Lidas