Pequeno Grupo – 08 a 14 de Janeiro de 2012

CRISTO, FUNDAMENTO DA IGREJA





PONTOS A PONDERAR


* Uma igreja impactante é aquela fundamentada em Cristo. O registro bíblico já disciplina que “ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (1 Coríntios 3.11).
* Isso quer dizer que fora de Cristo a igreja pode até fazer barulho, mas não causará impacto. Outro fundamento deixará a igreja vulnerável e fará dela um ajuntamento qualquer. Só Cristo é tema inabalável.
* O Hinário Para o Culto Cristão (HCC) trouxe para o canto congregacional o belíssimo hino “Da Igreja o Fundamento” (504). A letra, escrita em 1866, por Samuel John Stone, somada à melodia de Samuel Wesley, sintetizou muito bem essa verdade bíblica: “Da igreja o fundamento é Cristo, o Salvador, em seu poder descansa, é forte em seu amor. Pois nele alicerçada segura e firme está e sobre a Rocha eterna jamais se abalará”.
* Interessante que o Rev. Stone escreveu esse hino porque sentiu que as suas ovelhas repetiam o Credo Apostólico (resumo dos ensinos do Novo Testamento) sem realmente sentirem o sentido das palavras. Baseado no artigo 9 do Credo, que diz “Cristo é a cabeça do corpo da igreja”, o pastor ensinou à sua comunidade o valor da igreja, que vai muito além de palavras humanas, porque fora fundada pela Palavra divina. 






PARA REFLETIR



* Como corpo vivo e influente de Cristo, nós, Primeira Igreja Batista em Cabo Frio, temos o dever de impactar as pessoas. Não as impactaremos apenas no discurso. De “blá, blá, blá” todos nós já estamos fartos. Não “cai bem” a falação religiosa vazia de sentido.
* Somando fileiras à linha de raciocínio de Stone, impactaremos quando, fundamentados exclusivamente em Cristo, deixarmos de tão somente repetir as nossas preciosas crenças e passarmos a vivê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona

Mais Lidas