UMA IGREJA RELEVANTE NA PROCLAMAÇÃO

Na definição secular, igreja é uma instituição religiosa separada do Estado. Na definição bíblica, especialmente no Novo Testamento, igreja é muito mais do que isso. O seu limite de definição é propriedade exclusiva de quem a fundou e mantém: Jesus Cristo.


Entretanto, para uma melhor compreensão da missão da igreja – neste caso, no aspecto da proclamação – estudiosos da Eclesiologia (doutrina ou estudo sobre a igreja) definiram-na, à luz da Bíblia, como um grupo de pessoas que experimentou a graça de Deus na pessoa de Jesus Cristo, creu nele e se comprometeu com ele na transformação deste mundo.


O efeito imediato dessa definição está na compreensão de que a igreja é a novidade de Deus para o mundo, porque é a encarnação da verdade de Jesus à humanidade. Não há nada no mundo que possa se comparar à igreja de Cristo Jesus.


Do ponto de vista do seu fundador, a igreja é uma instituição perfeita. A imperfeição é totalmente nossa. Por isso que Jesus, quando questionado por se relacionar com publicanos e pecadores, ensinou: “não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes” (Mateus 9.12). Somos esses doentes curados por Jesus, o Médico dos médicos. Mas, há muitos carentes dessa cura, pois ainda estão mergulhados na doença mortal chamada pecado: “pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6.23).


Voltemos à parte da definição de igreja: um grupo de pessoas que (...) se comprometeu com Jesus na transformação deste mundo. Temos a missão de proclamar a salvação em Jesus. Onde estamos é nosso mundo. Cada um deve fazer a sua parte e espalhar essa semente, na certeza de que Deus, a seu tempo, dará o crescimento. A igreja proclama a Palavra da salvação e Deus, que por nós é exaltado na prática da evangelização, resgata o pecador.


Ser igreja é uma honra! Não menos honroso é ser igreja nesta linda cidade, há quase 50 anos identificada como Primeira Igreja Batista em Cabo Frio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona

Mais Lidas