Pequeno Grupo – 11 a 17 de Dezembro de 2011

REFLEXÕES SOBRE O “DIA DA BÍBLIA” 




PONTOS A PONDERAR

* UM POUCO DE HISTÓRIA. Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

* A palavra Bíblia significa “livros” (do original em grego, língua em que foi escrito o Novo Testamento). O plural justifica-se, já que a Bíblia não é um livro somente, mas uma biblioteca composta de 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo. Nesses 66 livros, notamos a atuação (inspirada por Deus) de 40 pessoas de diversas vocações. O trabalho de todos levou uns 1.600 anos – desde 1.500 antes de Jesus Cristo, quando Moisés começou a escrever (Êxodo 17.14), até 97 d.C., quando o apóstolo João escreveu na Ásia Menor. Mesmo diante de tantos escritores, há na Bíblia um só plano, que de fato mostra que havia um só autor divino, guiando os humanos.





PARA REFLETIR

* Mesmo sendo a Bíblia um livro essencial à vida cristã, não a adoramos nem idolatramos, pois só o seu Autor é digno de adoração. É importante frisar isso, porque há pessoas (bem intencionadas, creio, mas mal informadas) que acham que deixando a Bíblia aberta em determinado lugar da casa ficarão livres de males. A Bíblia, enquanto livro, não resolve o problema de ninguém. Jesus deixou claro que a sua Palavra faz diferença para aquele que ouve e pratica (Mateus 7.24).

* A forma mais coerente de demonstrar ao Senhor que amamos a sua Palavra é assumir o compromisso de leitura diária e aplicação à vida.

* Como está o seu relacionamento com a Palavra de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona

Mais Lidas