Pequeno Grupo – 04 a 10 de Dezembro de 2011


UMA IGREJA RELEVANTE PORQUE CRISTO É RELEVANTE




PONTOS A PONDERAR


* A igreja é relevante na medida em que Cristo é relevante para os seus membros. É o que se aprende ao olhar para o exemplo da igreja dos apóstolos (Ler Atos 2.37-47).

* A exclusividade de Cristo como salvador é prova incontestável da sua relevância. Atos 2 convida a todos ao arrependimento (v.38), o primeiro passo para a salvação. Aquela era uma comunidade que tinha uma lembrança vívida da sua salvação por Jesus. Era uma igreja que vivia porque era salva e vivia para salvar.

* É possível se emocionar com a família, se encantar com a escola, se envolver com o trabalho, se alegrar com os amigos, mas só Jesus Cristo salva, permitindo um relacionamento saudável com a família, uma avaliação criteriosa da educação, uma valorização adequada do trabalho e uma vivência madura das amizades.

* Jesus supre as necessidades. A família supre as necessidades, mas pode abandonar. A escola supre as necessidades de aprendizagem, mas não tem nenhum compromisso com o aluno; ele é que tem com ela. O trabalho supre a necessidade de recursos e até mesmo a necessidade de sentir-se útil, mas a relação será sempre de interesses, dele para com o trabalhador e vice-versa. Os amigos suprem as necessidades de sentir-se parte do mundo, tendo apoio, diversão, mas os amigos, que tão bem fazem, são a fonte das principais decepções. Só há uma Pessoa que nunca abandona, por não ter com ninguém uma relação movida a interesses, e esta Pessoa é Jesus Cristo.






PARA REFLETIR


* Uma igreja que se propõe relevante tem de ser composta de pessoas salvas por Jesus, que tenham consciência dessa salvação e que vivam como salvas.

* O Cristo da igreja apostólica é o mesmo da igreja de hoje, como continuará sendo o mesmo para a igreja de amanhã. Em todas as épocas, se acontecer de uma igreja se afastar de Cristo, sua relevância só será recuperada quando do seu retorno à proximidade com o Ressuscitado. Fora de Cristo não há salvação, nem relevância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona

Mais Lidas