Thiago Silva e a Nossa Utilidade na Igreja Local

Recente notícia do mundo do futebol informa que o zagueiro Thiago Silva, ex-Fluminense e atualmente no Milan (ITA) e na Seleção Brasileira, aceitou de bom grado um pedido do técnico Massimiliano Allegri para exercer a função de volante na reta final da Copa Itália.
Obrigado a atuar nessa posição, à qual não está acostumado, o brasileiro reagiu bem: “se for preciso, pelo Milan atuo até no gol”.
Interessante que, como volante, Thiago ganhou elogios não só do treinador, mas também do Vice-presidente do clube, Adriano Galliani, que destacou a sua atuação como “extraterrestre”.
humildade do jogador perante o líder e o seu comprometimento para com o time me chamaram tanto a atenção, que resolvi trazer o exemplo para o Corpo de Cristo.  
A Palavra diz, com relação aos dons espirituais, que “a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil” (1 Co 12.7). Logo, o interesse numa real utilidade para o Corpo de Cristo deve estar acima da busca pela nossa própria satisfação no serviço. Ninguém pode querer ser um servo sem que a preocupação em servir e abençoar venha primeiro do que a de ser servido e abençoado.   
Thiago Silva poderia ser objetado: “mas eu me sinto bem jogando como zagueiro; não quero mudar de posição”. Muitos cristãos agem assim: a única orientação que buscam para reafirmar sua permanência em determinado setor da Igreja é olharem para dentro de si mesmos e verificar como anda o termômetro de sua própria satisfação. Mas e quanto à utilidade para o Corpo de Cristo? A Igreja reconhece meu dom? As pessoas estão se sentindo abençoadas por mim? Essas perguntas às vezes parecem não interessar muito. Até porque, em alguns casos podem levar ao desencantamento e à mágoa.
No entanto, Thiago Silva reagiu com imitável humildade e comprometimento para com o time. Estava disposto a confiar na autoridade de seu treinador e a fazer qualquer esforço pela equipe, contanto que fosse útil. Assim se espera de todo membro do Corpo de Cristo: que confie em Deus e em seu líder e se comprometa com a Igreja Local a ponto de se colocar humildemente à disposição para ministrar em qualquer posição. 
Ainda não dá para prever o resultado disso tudo na vida do jogador. Mas certamente ele já ganhou a admiração da diretoria do Milan, de seu treinador, de seus companheiros e da apaixonada torcida. A humildade precede a honra (Pv. 15.33).  Assim será também com todo aquele que se colocar diante de sua liderança pastoral com humildade e comprometimento, requisitos essenciais para Deus usar alguém como, onde e quando Ele quiser.
Que possamos dizer: “se for preciso, pela Igreja atuo até no gol”.

Um comentário:

  1. Quero felicitar-lhe pela iniciativa, proposta e conteúdo do blog. Já estou seguindo.

    Aproveito a oportunidade para convidar-lhe a conhecer o meu blog, e caso queria seguir também, ficarei muito honrado.

    www.hermesfernandes.com

    Na Paz do Rei dos reis!

    ResponderExcluir

" Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona

Mais Lidas