“E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?” (Mateus 7.3).
Uma coisa que aprendi na minha caminhada cristã é que devo pensar duas vezes antes de acusar alguém de ser um crente hipócrita.
Geralmente quem gosta de pegar o megafone e se mostrar como um “profeta contra a hipocrisia” não é humilde para perceber que acabou de subir no caixote da presunção.
Para eliminar o risco de nos tornarmos os primeiros hipócritas, sugiro que façamos um pequeno teste:
1. Se eu gosto de questionar a forma como minha igreja administra os dízimos e as ofertas, devo antes me perguntar: sou dizimista e ofertante?
(Para pensar: é honesto alguém querer fazer generosidade com o dinheiro suado dos poucos irmãos que sustentam a obra financeiramente?)
2. Se eu gosto de me sentir um defensor heróico da verdade, devo antes me perguntar: sou um estudioso da Palavra de Deus?
(Para pensar: é seguro alguém dizer que tem absoluta certeza da vontade de Deus sem estudar a Bíblia?)
3. Se eu gosto de criticar a falta de amor ao próximo na igreja, devo antes me perguntar: o quanto tenho dedicado do meu tempo e dinheiro para a obra de beneficência?
(Para pensar: é autêntico alguém dizer que a igreja deveria fazer mais nas causas sociais, porém sem que esse alguém esteja disposto a abrir mão um milímetro de seu conforto pessoal?)
4. Se eu gosto de julgar o grau de espiritualidade da minha igreja, devo antes me perguntar: quanto tempo consagrei a Deus hoje em oração?
(É justo alguém dizer que a igreja está espiritualmente fraca se não ora a respeito e nem se apresenta como voluntário para algum ministério?)
Diogo Carvalho
Infelizmente a hipocrisia está na igreja, e muitas vezes, nós somos os hipocritas...
ResponderExcluirCOMO UMA VEZ DISSE UM SÁBIO PASTOR>SE VOCE ACHAR O CRISTÃO MAIS HUMILDE DA TERRA FALE PARA ELE NÃO SE ORGULHAR DISSO.
ResponderExcluirÉ verdade, eu fico muito triste ao ver que grandes lideres espirituais que se acham tão inteligentes, mas na verdade servem de fantoches nas mãos de pessoas. A hipocrisia realmente tem lugar cativo dentro da igreja. Devemos orar por isso.
ResponderExcluirComo autor da postagem, gostaria de esclarecer que ela não foi endereçada a ninguém e nem foi resposta a algum evento específico na vida da igreja. Muito menos escrevi a pedido ou a mando de ninguém. Entendo que todos os irmãos têm o direito de opinar sobre tudo na vida da igreja, assim como o dever de respeitar as decisões do Corpo, quando vencidos. O ponto central da postagem é que geralmente quando começamos a acusar os outros de hipócritas estamos sendo prepotentes sem perceber.
ResponderExcluir