AUTOTESTE DE HIPOCRISIA

E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?” (Mateus 7.3).

Uma coisa que aprendi na minha caminhada cristã é que devo pensar duas vezes antes de acusar alguém de ser um crente hipócrita.
Geralmente quem gosta de pegar o megafone e se mostrar como um “profeta contra a hipocrisia” não é humilde para perceber que acabou de subir no caixote da presunção.
Para eliminar o risco de nos tornarmos os primeiros hipócritas, sugiro que façamos um pequeno teste:


1. Se eu gosto de questionar a forma como minha igreja administra os dízimos e as ofertas, devo antes me perguntar: sou dizimista e ofertante?
(Para pensar: é honesto alguém querer fazer generosidade com o dinheiro suado dos poucos irmãos que sustentam a obra financeiramente?)

2. Se eu gosto de me sentir um defensor heróico da verdade, devo antes me perguntar: sou um estudioso da Palavra de Deus?
(Para pensar: é seguro alguém dizer que tem absoluta certeza da vontade de Deus sem estudar a Bíblia?)

3. Se eu gosto de criticar a falta de amor ao próximo na igreja, devo antes me perguntar: o quanto tenho dedicado do meu tempo e dinheiro para a obra de beneficência?
(Para pensar: é autêntico alguém dizer que a igreja deveria fazer mais nas causas sociais, porém sem que esse alguém esteja disposto a abrir mão um milímetro de seu conforto pessoal?)

4. Se eu gosto de julgar o grau de espiritualidade da minha igreja, devo antes me perguntar: quanto tempo consagrei a Deus hoje em oração?
(É justo alguém dizer que a igreja está espiritualmente fraca se não ora a respeito e nem se apresenta como voluntário para algum ministério?) 

Diogo Carvalho

4 comentários:

  1. Infelizmente a hipocrisia está na igreja, e muitas vezes, nós somos os hipocritas...

    ResponderExcluir
  2. COMO UMA VEZ DISSE UM SÁBIO PASTOR>SE VOCE ACHAR O CRISTÃO MAIS HUMILDE DA TERRA FALE PARA ELE NÃO SE ORGULHAR DISSO.

    ResponderExcluir
  3. É verdade, eu fico muito triste ao ver que grandes lideres espirituais que se acham tão inteligentes, mas na verdade servem de fantoches nas mãos de pessoas. A hipocrisia realmente tem lugar cativo dentro da igreja. Devemos orar por isso.

    ResponderExcluir
  4. Como autor da postagem, gostaria de esclarecer que ela não foi endereçada a ninguém e nem foi resposta a algum evento específico na vida da igreja. Muito menos escrevi a pedido ou a mando de ninguém. Entendo que todos os irmãos têm o direito de opinar sobre tudo na vida da igreja, assim como o dever de respeitar as decisões do Corpo, quando vencidos. O ponto central da postagem é que geralmente quando começamos a acusar os outros de hipócritas estamos sendo prepotentes sem perceber.

    ResponderExcluir

" Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona

Mais Lidas