Mutirão do Alcides

No dia 12 de fevereiro de 2011 estivemos no Araçá, na casa do irmão Alcides e sua família. Alguns de nós estavam indo pela primeira vez, outros já haviam tido a oportunidade de estar ali em comunhão e servindo àquela família de alguma maneira mas todos estavam dispostos a fazer o que estivesse ao alcance.

A casa do irmão Alcides é uma casa bem humilde, de pequenos cômodos e todos eles bem necessitados de reparos. Porém, o mais importante é que, mesmo com as condições bem diferente das que estamos acostumados a ter e ver. Víamos a felicidade daquela família pelo que tinham e víamos como eram agradecidos a Deus mesmo pelo pouco que possuem.

O nosso objetivo era estar reunidos para que pudéssemos amá-los além das palavras; amá-los com ações, com prática de serviço como está escrito em1 João 3.18: “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade.”,  e pudemos fazer isso através da misericórdia de Deus, que nos concedeu estar ali fazendo o que ainda assim é muito pouco devido às reais necessidades.

Pudemos pintar as paredes internas de alguns cômodos, arrumá-los e limpá-los. Cada um contribuiu de alguma forma e toda ajuda era sempre muito válida. Pude perceber o quanto o trabalho nos une como Igreja de Cristo, e isso ocorreu ali mais uma vez, assim como em todas as oportunidades que temos tido e temos buscado aproveitar.

O trabalho em momento algum foi penoso, muito pelo contrário, foi muito prazeroso servir ao próximo, e servir a Deus em primeiro lugar ali naquele local. Ver a alegria do irmão Alcides só por estarmos ali com ele já era muito gratificante.

Na semana anterior ele havia completado mais um ano de vida e pudemos então desfrutar de um almoço juntos e de um bolo em comemoração ao seu aniversário, o que o deixou mais feliz ainda.

Saí daquela casa feliz porque percebi que até o fato de irmos ali e fazer qualquer coisa que fosse para ajudá-los é por pura misericórdia de Deus; simplesmente porque Ele escolhe nos usar por Seu amor, que é tão grande.

Esse dia me fez lembrar de Tiago 4. 17, onde diz que “Aquele que sabe fazer o bem e não o faz comete pecado”. Que Deus tenha misericórdia de nós e por Seu amor nos dê mais oportunidades de servir, tanto ao irmão Alcides e sua família como a todos aqueles que necessitarem. Amemos, mas amemos além das palavras.


Naira Ferreira






2 comentários:

  1. Deus seja louvado. Que amemos ao próximo não de palavras, mas por atitude! parabéns à nossa juventude. Mas ainda é pouco... vamos avançar!

    ResponderExcluir
  2. Deus seja louvado por esta oportunidade, pela visão de nossa igreja, interpretada pela juventude, e pela vida e família do irmão Alcides. Quem esteve lá, com certeza, confirma que aquele dia marcou intensamente a história de nossas vidas. Glória a Jesus!

    ResponderExcluir

" Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona

Mais Lidas