ADORAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL





“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12.1)


Devemos adorar a Deus coletivamente, quando nos reunimos para os cultos comunitários. É muito importante para o desenvolvimento de uma vida espiritual saudável essa interação na comunidade de fé (família espiritual). A tendência daquele que se distancia do corpo é o esfriamento na fé, como brasa fora do calor do braseiro tende a retornar ao estágio de carvão.

Por outro lado, torna-se um problema para a qualidade da vida cristã limitar a consciência de adorador apenas aos momentos coletivos, quando estamos no templo ou em qualquer outro ambiente em que a igreja esteja reunida (pequeno grupo, culto no lar, ensaio de coral, visita etc.).

A vida de adoração tem de ser em tempo integral, sem intervalos, 24 horas por dia. Essa convicção deve ser companheira de todo cristão. Mesmo quando nenhum olhar humano estiver nos alcançando, ainda assim temos o compromisso de adoração a Deus.  

Isso quer dizer que tudo o que fizermos deve ser para a glória de Deus. Um simples café da manhã precisa ser degustado nesta consciência. Das pequenas às grandes ações, o nome de Jesus tem de ser glorificado em nós e através de nós, pois somos (devemos ser) adoradores em tempo integral.

O “apresenteis os vossos corpos” referido pelo apóstolo Paulo na sua exortação aos romanos, deve ser entendido por nós, numa interpretação aplicativa, como uma vida ininterrupta de adoração. Apresentar a vida a Deus em culto racional (culto espiritual) é justamente glorificá-lo em tudo o que se faz. Não é uma referência ao culto coletivo – embora o inclua –, mas ao culto que cada cristão apresenta a Deus no aconchego do seu lar, na particularidade das suas escolhas, no silêncio do coração e na alegria da comunhão.

Cultuemos ao Senhor e não sejamos conformados com este mundo. Com a mente transformada, experimentaremos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.2). Para tanto, que nossa vida seja um verdadeiro culto, condição para que vivamos no centro da vontade divina.

Elildes Junio Macharete Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona

Mais Lidas